quinta-feira, 1 de julho de 2010

FLOR DO DESERTO



Estreou nos cinemas brasileiros, no dia 25 de junho, o filme Flor do Deserto, de Sherry Horman, baseado no livro de Waris Dirie, modelo somaliana e atual embaixadora da ONU.
O filme que estreou na Alemanha e Reino Unido em 2009, ganhou o título de Melhor Filme Europeu no Festival de San Sebastián, através do voto popular. Os brasileiros, tão acostumados em reafirmar os objetos de prestígio europeu, fugiram a regra: os cinemas de João Pessoa e vários outros do país, não colocaram o filme em cartaz.
Entretanto, vale registrar aqui a sinopse e o trailler do filme para quem, por falta de oportunidade de assistir no cinema, quiser ver o filme em DVD.

Com o elenco composto por Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Meera Syal, Anthony Mackie, o filme narra a história de Waris Dirie (Soraya Omar-Scego / Liya Kebede). Nascida em uma família de criadores de gado nômades, na Somália, Waris Dirie, aos 13 anos, fugindo de um casamento arranjado, atravessa o deserto por dias até chegar em Mogadishu, capital do país. Seus parentes a enviaram para Londres, onde trabalhou como empregada na embaixada da Somália. Ela passa toda a adolescência sem ser alfabetizada. Quando vê a chance de retornar ao país, ela descobre que é ilegal da Somália e não tem mais para onde ir. Com a ajuda de Marylin (Sally Hawkins), uma descontraída vendedora, Waris consegue um abrigo. Ela passa a trabalhar em um restaurante fast food, onde é descoberta pelo famoso fotógrafo Terry Donaldson (Timothy Spall). Através da ambiciosa Lucinda (Juliet Stevenson), sua agente, Waris torna-se modelo. Só que, apesar da vida de sucesso, ela ainda sofre com as lembranças de um segredo de infância.




Poliana Rezende
Mestranda em Educação UFPB