segunda-feira, 19 de setembro de 2011

"Tudo que é bonito é pra se mostrar" (?)


Ainda falando sobre o concurso de Miss Universo, consideramos pertinente destacar o histórico de Belezas Negras no topo do mundo, sob os critérios do concurso, porque parafraseando o dito popular, tudo que é bonito deveria ser mostrado, o que não acontece muito (ainda) no Brasil e no mundo, pois se mostra muito mais um lado, o da miséria, da história de negr@s e oculta os outros: o das lutas, o das conquistas, o das belezas e etc.
Assim, iremos mais uma vez utilizar o potencialidade desse evento, o Miss Universo, para mostrar que as Pérolas Negras não são raras, é nossa visão que é deficiente de tais estímulos.




A angolana Leila Lopes (acima) foi, na verdade, a quarta negra a vencer o concurso de Miss Universo. A primeira mulher negra a se tornar Miss Universo foi Janelle "Penny" Commissiong (abaixo) de Trinidad & Tobago, em 1977




Em 1998 a vencedora também foi de Trinidad & Tobago, Wendy Fitswillian (à esquerda), que teve a honra de passar sua coroa a outra Miss Universo Negra, Mpule Keneilwe Kwelagobe (à direita), de Botsuana





















Esse ano, apesar do Brasil não ter tido nenhuma candidata negra a Miss Brasil (a única Miss Brasil negra foi Deise Nunes, em1986, abaixo)





tivemos muitas belezas destacáveis concorrendo ao Miss Universo, vale a pena admirá-las












Fontes:
Soul Negra
Portal Geledés
Bate Estaca

By Poliana Rezende

Nenhum comentário: